PARA REFLECTIR

domingo, 11 de novembro de 2007

O VALOR DOS PEQUENOS GESTOS

Texto publicado na íntegra, a pedido da nossa aluna Jacinta, e que lhe foi dado a conhecer por alguém que lhe está próximo e sobre o qual devemos reflectir seriamente.

«Havia uma vez uma ilha, na qual viviam todos os sentimentos e valores do homem:
o Bom Humor, a Tristeza, o Saber... e todos os outros, incluindo o Amor.

Um dia avisaram os sentimentos que a ilha estava prestes a afundar-se.
Todos se prepararam para abandonar ailha. Só o Amor ficou até ao último momento.

Quando a ilha estava a ponto de desaparecer no mar, o Amor decidiu pedir ajuda.

A Riqueza passou perto num barco luxuosíssimo e o Amor disse-lhe:
"Riqueza, podes levar-me contigo?"
"Não posso - respondeu a riqueza - porque tenho muito ouro e prata no meu barco e não há lugar para ti."

O Amor decidiu pedir ao Orgulho que ia então a passar num barco não menos luxuoso:
"Orgulho, podes levar-me-me contigo?"
"Não, Amor, não posso levar-te comigo. Aqui é tudo perfeito e poderias arruinar-me o barco".

Aproximava-se a Tristeza e o Amor decidiu pedir-lhe ajuda:
"Tristeza, deixa-me ir contigo."
"Oh, Amor, estou tão triste que preciso muito estar só".

Imediatamente se aproximou o Bom Humor passou mas dava gargalhadas tão estridentes que nem ouviu que alguém o estava a chamar.

Quando o Amor já estava conformado à ideia de se afundar com a ilha, uma voz disse:
"Vem Amor, levo-te comigo..."
Era um velho o que estava a chamá-lo.
O Amor ficou tão contente e com tanta alegria que se esqueceu de perguntar o nome ao velho.
Ao chegarem a terra firme, o velho desapareceu.

Então o Amor deu-se conta do quanto devia ao velho e perguntou ao Saber:
"Saber, podes dizer-me quem me ajudou?"
"Foi o Tempo", respondeu o Saber."
"O Tempo?", questionou o Amor - porque será que o Tempo me ajudou?".
Revelando toda a sua sabedoria o Saber disse:

"Porque só o Tempo é capaz de compreender quão importante é o Amor na vida de qualquer um".»

Sem comentários: