PARA REFLECTIR

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Saborosa festa da cereja das terras de Resende

Texto de AMADEU ARAÚJO, Viseu, publicado no DIÁRIO DE NOTÍCIAS, NO dia 25 de Maio, com edição de Paula Ferreira


As cerejas de Resende, as primeiras a iluminar amesa dos portugueses, são reconhecidas como as melhores do País. Fruto cantado pelos poetas, rainha de Maio, será no próximo fim-de-semana, navila duriense, motivo de festa.
É no Douro, Património daHumanidade, que se faz a festa, a feira, o festival. Um louvor anual à natureza e ao Deus Cerejeiro, que as permite a abundância. Mas para que a romaria seja perfeita é preciso que S. Pedro conceda um fim-de-semana enxuto, para assim cativar mais visitantes, vindos de todo o País e até de Espanha.
A produção de cereja de Resende ronda as três mil toneladas. O festival começa com a animação de rua a cargo de malabaristas e cuspidores de fogo que percorrem o centro da vila ao som do realejo. No domingo há a tradicional arruada e, depois do almoço, um cortejo etnográfico dedicado às oito maravilhas do mundo.
Este ano estão inscritos 120 produtores que trazem à romaria toneladas de cerejas. O festival surge como uma iniciativa de grande importância para a economia local, porque escoa parte significativa da produção.
"Em toda a Europa é em Resende que as cerejas nascem primeiro", refere o autarcaAntónio Borges. O microclima, próprio do Douro, faz com que a cereja amadureça de forma natural e sem químicos.

Informações úteis

Dias 31 e 1 de Junho.

Feira começa às 15.00 de sábado e às 10.00 de domingo

ESTACIONAMENTO Há parques para o evento
ONDE FICAR Douro Park Hotel, nas Caldas de Aregos
ONDE COMER Restaurantes Paga Tu ou o Emigrante
LOCAIS A VISITAR Igreja de Santa Maria de Cárquere


in DN 25 de Maio de 2008

Sem comentários: